Bem-vindo! Domingo, 23/04/2017.
Agora na TV 18:20h 3º TEMPO / 20:00h SÓ RISOS / + programas
Busca
Tempo em SC

Agricultura

COLUNISTAS

Ver todos
21/02/2017

Agricultura

Epagri lança nova variedade de arroz em Itajaí

Epagri lança nova variedade de arroz em Itajaí Foto: Epagri/Divulgação
Por Secom

A Epagri lança nesta quinta-feira, 23, mais uma variedade de arroz irrigado, o SCS122 Miura. O lançamento acontece a partir das 9h, na Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI), com a presença do presidente Epagri, Luiz Hessmann, do secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, e do vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira.

A nova variedade é resultado de 14 anos de trabalho de uma equipe multidisciplinar, envolvendo principalmente pesquisadores, mas também extensionistas. O SCS122 Miura é um cultivar que se destaca pelo seu alto potencial produtivo (9.462kg/ha, enquanto a média estadual está em torno dos 7.000 kg/ha); tolerância ao acamamento por ventos, o que impossibilita colheitas e causa perda na cultura; bom perfilhamento, ou seja, emissão de mais panículas e grãos de arroz; e boa resistência à brusone, a principal doença do arroz irrigado. Seus grãos são longo-finos, atendendo ao mercado brasileiro.

A nova variedade foi avaliada durante três safras agrícolas em experimentos oficiais registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em locais representativos de cultivo do arroz irrigado em Santa Catarina. Os resultados das avaliações, no sistema pré-germinado, comprovaram sua superioridade em relação as variedades atualmente cultivadas em Santa Catarina. Ela também foi submetida à avaliação de desempenho industrial e sensorial, além de análises químicas, em quatro diferentes instituições: Sindarroz-SC, Cooperjuriti, Embrapa Arroz e Feijão e UFPel. Todas as avaliações consideraram a nova variedade como adequada aos processos de beneficiamento para arroz parboilizado.

A variedade SCS122 Miura é recomendada para cultivo em todas as regiões produtoras de arroz irrigado de Santa Catarina. Pode também ser utilizada em outras regiões do Brasil, desde que se realizem os experimentos oficiais de valor de cultivo e uso (VCU), o que gera a concessão da extensão do registro para cultivo.

As sementes para produção do novo cultivar da Epagri estarão disponíveis comercialmente aos agricultores para a safra 2017/18. Essa é a 30ª variedade de arroz irrigado desenvolvida e lançada pela Epagri, sendo a 22ª para Santa Catarina.

O SCS122 Miura é resultado da hibridação de outras três diferentes variedades de arroz, duas desenvolvidas pela Epagri e uma do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Este processo se iniciou em 2003.

“O desenvolvimento de uma nova variedade de arroz exige trabalhos ininterruptos de longo prazo, consumindo normalmente de 12 a 14 anos de pesquisas em melhoramento genético por uma equipe multidisciplinar”, explica José Alberto Noldin, gerente da EEI. Ele ressalta ainda as parcerias como fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. “Merece destaque o apoio que a Epagri tem de instituições como a Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado (Acapsa), o Sindicato da Indústria do Arroz do Estado de Santa Catarina (Sindarroz-SC), Embrapa, CNPq, Fapesc, Finep e do Governo Federal.

O nome da variedade é uma homenagem ao engenheiro-agrônomo Lucas Miura, pesquisador da Epagri e fitopatologista, que atuou durante muitos anos na EEI.

Paralelamente ao lançamento também acontecerão inauguração de obras de ampliação e reforma na EEI e entrega de equipamentos.

Serviço:

O quê: lançamento do novo cultivar de arroz SCS122 Miura
Quando: dia 23 de fevereiro, a partir das 9h
Onde: na Estação Experimental da Epagri em Itajaí (Rodovia Antonio Heil, 6800)
Mais informações com José Alberto Noldin, pelo fone (47) 3398-6300. 









Últimas Notícias

Agricultura

Renda de empreendimentos da agricultura familiar cresce 118% em SC

Agricultura

SC espera colher três milhões de toneladas de milho na safra 2016/17

Agricultura

Produtores de milho recebem R$ 34 por saco de milho em SC