Bem-vindo! Domingo, 20/08/2017.
Agora na TV / / + programas
Busca
Tempo em SC

Clima Em Sc

COLUNISTAS

Ver todos
03/08/2017

Clima em SC

Após voltar a chover em SC, a previsão é de muitas nuvens, vento e declínio da temperatura

Após voltar a chover em SC, a previsão é de muitas nuvens, vento e declínio da temperatura Foto: James Tavares/Secom
Por Secom

Após um longo período de sol e calor, voltou a chover em Santa Catarina por conta do avanço de uma frente fria e da formação de um sistema de baixa pressão que chegou ao estado no fim de quarta-feira. A previsão para esta quinta-feira, 3, é de vento forte e declínio de temperatura, segundo informações da Epagri/Ciram. A chuva, que não se estenderá por muito tempo, tem intensidade de fraca a moderada e deve registrar acúmulo de 20mm a 40mm, em média, na maior parte das cidades. Também haverá pontuais em torno de 50mm, especialmente no Litoral. Nas últimas 24 horas (entre as 8h de quarta e 8h de quinta), os maiores volumes de chuva ocorreram no Litoral Sul, com 83mm em Forquilhinha.

A temperatura está mais amena, com máximas entre 14ºC e 19ºC na Serra, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio-Oeste e Oeste. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, os termômetros podem marcar até 22ºC. A temperatura sofrerá declínio mais acentuado a partir da noite desta quinta-feira.

A Epagri/Ciram pede atenção para ventos fortes de Sul a Sudeste, com rajadas de 50km/h a 80km/h, sendo mais intensas no Planalto Sul e Litoral.

A formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral do estado deixa o mar muito agitado, com ondas entre 2,5m a 3m de altura em pontos mais afastados da costa. A condição é desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Na imagem de satélite abaixo, registrada pela Defesa Civil de SC, verifica-se a atuação de uma frente fria entre MS, SP e SC, acoplado a uma área de baixa pressão em frente ao Litoral do estado catarinense, onde o padrão de circulação de ventos, favorece o surgimento de muitas nuvens carregadas especialmente na faixa leste. Uma massa de ar seco e frio é detectada sobre a Argentina.  

Imagem: Secom








Últimas Notícias

Clima em SC

Previsão é de fim de semana com chuva e trovoadas em Santa Catarina

Clima em SC

Tempo estável predomina no Estado até sexta-feira

Clima em SC

Tempo permanece estável com presença de sol e nebulosidade variável em SC