Bem-vindo! Segunda, 21/08/2017.
Agora na TV / / + programas
Busca
Tempo em SC

Economia

COLUNISTAS

Ver todos
06/04/2017

Economia

Custo de vida de Florianópolis em março tem deflação de -0,34%

Custo de vida de Florianópolis em março tem deflação de -0,34% Imagem: Divulgação internet
Por Assessoria de imprensa

Em março, o Índice de Custo de Vida na Capital teve deflação de -0,34%, conforme dados divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

O resultado foi 1,39 ponto percentual inferior ao mesmo período em 2016, que registrou 1,05%. Em comparação com o mês anterior também houve redução de 0,41 ponto percentual – fevereiro teve alta de 0,07%. Os números foram calculados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O índice de março registrou redução no grupo Alimentação (-0,21%) e Produtos Não Alimentares (-2,28%). Os demais tiveram alta: Serviços Públicos (1,05%) e Outros Serviços (0,57%). O acumulado do primeiro trimestre soma 0,25% e a variação dos últimos doze meses é de 3,84%, abaixo da meta de inflação estipulada pelo Banco Central.

Confira o relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice
O Custo de Vida de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância decada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag. 









Últimas Notícias

Economia

Receita abre consulta ao 3º lote de restituição do IR

Economia

Pesquisa mostra que neste ano o catarinense vai gastar mais com o presente do dia dos pais

Economia

Termina hoje prazo para sacar FGTS de contas inativas