Bem-vindo! Segunda, 23/10/2017.
Agora na TV 08:00h CAFÉ COM JORNAL / 09:10h DIA DIA / + programas
Busca
Tempo em SC

Economia

COLUNISTAS

Ver todos
06/04/2017

Economia

Custo de vida de Florianópolis em março tem deflação de -0,34%

Custo de vida de Florianópolis em março tem deflação de -0,34% Imagem: Divulgação internet
Por Assessoria de imprensa

Em março, o Índice de Custo de Vida na Capital teve deflação de -0,34%, conforme dados divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

O resultado foi 1,39 ponto percentual inferior ao mesmo período em 2016, que registrou 1,05%. Em comparação com o mês anterior também houve redução de 0,41 ponto percentual – fevereiro teve alta de 0,07%. Os números foram calculados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O índice de março registrou redução no grupo Alimentação (-0,21%) e Produtos Não Alimentares (-2,28%). Os demais tiveram alta: Serviços Públicos (1,05%) e Outros Serviços (0,57%). O acumulado do primeiro trimestre soma 0,25% e a variação dos últimos doze meses é de 3,84%, abaixo da meta de inflação estipulada pelo Banco Central.

Confira o relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice
O Custo de Vida de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância decada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag. 









Últimas Notícias

Economia

Cerca de 15 milhões contribuíram para o PIS/Pasep por 20 anos; saiba como sacar

Economia

Arrecadação de setembro em Santa Catarina cresce 10,8%

Economia

Santa Catarina sobe no ranking e é o segundo estado mais competitivo do país