Bem-vindo! Terça, 27/06/2017.
Agora na TV 12:30h MEIO-DIA CATARINA / 13:30h OS DONOS DA BOLA / + programas
Busca
Tempo em SC

Educação

COLUNISTAS

Ver todos
10/03/2017

Educação

SC mantém quarta posição no ranking de estados com universidades próprias

SC mantém quarta posição no ranking de estados com universidades próprias Imagem: Divulgação internet
Por Secom

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) posicionou o estado catarinense na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior. Santa Catarina só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015, que foi divulgado nesta quarta-feira, 8, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Em uma escala de 1 a 5, a Udesc obteve conceito geral 4, dentre mais de 230 universidades e institutos federais. Somente 16% das instituições do ranking receberam conceito 4, enquanto 1% apresentou nota 5 e outros 67% recebeu índice 3. De acordo com o levantamento, mais de 80% das instituições avaliadas apresentaram índice de 1 a 3.

O mestrado da Udesc apresentou nota 4,4, e o doutorado, 4,6, índices que se aproximam da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que lidera o ranking geral no país. Entre quase 40 universidades estaduais avaliadas em 2015, a Udesc está na nona colocação.

A nota da graduação da universidade catarinense foi 3,1 no IGC, mas dois cursos conseguiram o conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): Administração e Ciências Econômicas, ambos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Em 2015, o Enade avaliou os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e afins e os eixos tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Sobre o cálculo

O IGC é um indicador de qualidade que analisa as instituições de ensino superior todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.

Já o CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Enade, além da avaliação de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos. 









Últimas Notícias

Educação

Alunos de Música da Udesc participam do Encontro Brasileiro de Orquestras

Educação

Candidatos têm até hoje para se inscrever em lista de espera do Sisu

Educação

Resultado do ProUni já está disponível na internet