Bem-vindo! Sexta, 20/10/2017.
Agora na TV 20:25h EXATHLON BRASIL / 21:15h SHOW DA FÉ / + programas
Busca
Tempo em SC

Educação

COLUNISTAS

Ver todos
10/03/2017

Educação

SC mantém quarta posição no ranking de estados com universidades próprias

SC mantém quarta posição no ranking de estados com universidades próprias Imagem: Divulgação internet
Por Secom

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) posicionou o estado catarinense na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior. Santa Catarina só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015, que foi divulgado nesta quarta-feira, 8, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Em uma escala de 1 a 5, a Udesc obteve conceito geral 4, dentre mais de 230 universidades e institutos federais. Somente 16% das instituições do ranking receberam conceito 4, enquanto 1% apresentou nota 5 e outros 67% recebeu índice 3. De acordo com o levantamento, mais de 80% das instituições avaliadas apresentaram índice de 1 a 3.

O mestrado da Udesc apresentou nota 4,4, e o doutorado, 4,6, índices que se aproximam da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que lidera o ranking geral no país. Entre quase 40 universidades estaduais avaliadas em 2015, a Udesc está na nona colocação.

A nota da graduação da universidade catarinense foi 3,1 no IGC, mas dois cursos conseguiram o conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): Administração e Ciências Econômicas, ambos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Em 2015, o Enade avaliou os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e afins e os eixos tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Sobre o cálculo

O IGC é um indicador de qualidade que analisa as instituições de ensino superior todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.

Já o CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Enade, além da avaliação de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos. 









Últimas Notícias

Educação

Candidatos podem consultar local onde farão o Enem a partir de amanhã

Educação

Udesc publica relação de candidatos por vaga nos cursos do Vestibular de Verão 2018

Educação

Colégio Militar será instalado no Centro de Blumenau