Bem-vindo! Terça, 17/10/2017.
Agora na TV 09:15h COPA DO MUNDO FIFA SUB 17 / 11:25h JOGO ABERTO / + programas
Busca
Tempo em SC

Teste

COLUNISTAS

Ver todos
03/07/2017

teste

Lei que regulamenta a diferença de preços entre produtos pagos à vista e à prazo está em vigor

Lei que regulamenta a diferença de preços entre produtos pagos à vista e à prazo está em vigor Imagem: Divulgação internet
Por Redação TV Catarina

Já está em vigor a lei que regulamenta a diferença de preços entre produtos pagos à vista e à prazo. A expectativa é que os estabelecimentos reduzam o valor do produto em dinheiro.

Já era um costume de muitos consumidores: chegar às lojas com dinheiro na mão, e perguntar: tem desconto à vista?

Pois é, só que antes de a lei ser sancionada, vender o mesmo produto por preços diferentes de acordo com a forma de pagamento era proibido. Agora diferenciar os preços, dando um desconto aos pagamentos à vista em dinheiro em relação aos pagamentos a prazo é uma prática regularizada: desde que a diferença seja informada de forma visível.

Como comerciantes pagam em média 1,5 a 3,5% de taxas nas vendas por cartão de crédito e não podia haver diferença no preço de quem comprava à vista, esse valor era repassado tanto para quem comprava no cartão quanto para quem pagava em dinheiro. Os lojistas já estão sentindo a diferença no comportamento dos clientes nos últimos dias.

A intenção com a nova lei é baixar o preço à vista dos produtos. Mas o procon alerta que é importante ficar atento: algumas lojas poderiam aumentar o preço das compras no cartão para manter o preço dos pagamentos à vista, dando uma falsa ilusão de desconto.

A loja que não informar devidamente a diferença no preço dos produtos de acordo com o pagamento está sujeita a multas. Segundo a câmara dos lojistas, a nova lei concede apenas vantagens para consumidor e comerciante, e não há expectativa de que aconteçam fraudes. 









Últimas Notícias