Bem-vindo! Terça, 17/10/2017.
Agora na TV 19:20h JORNAL DA BAND / 20:25h EXATHLON BRASIL / + programas
Busca
Tempo em SC

Geral

COLUNISTAS

Ver todos
10/04/2017

Geral

Ibama garante na justiça apreensão recorde de pescados em SC

Ibama garante na justiça apreensão recorde de pescados em SC Imagem: Divulgação Ibama
Por Ascom/Ibama/SC

A Procuradoria Federal Especializada do Ibama, em parceria com técnicos do órgão, consegue na justiça a apreensão e a doação das 56 toneladas de pescado capturado ilegalmente em Itajaí/SC. As apreensões em 2017 já totalizam 142 toneladas.

Seguindo cronograma de fiscalização, agentes ambientais do Ibama apreenderam na última quinta-feira (6) 56 toneladas de pescado capturado ilegalmente. Contudo, liminar conseguida pelo proprietário da embarcação, expedida na madrugada de sexta-feira (7), determinou a devolução do produto. Imediatamente, a divisão jurídica do Ibama foi acionada e conseguiu que a decisão fosse revista e a liminar revogada. Como o pescado já havia sido estocado, os agentes precisaram rastrear o produto e o localizaram sábado (8) em uma câmara fria de Itajaí. O pescado será doado ao Programa Mesa Brasil nesta segunda-feira (10) e será distribuído nas cidades de Joinville e Florianópolis. Além de ter o pescado apreendido, o proprietário da embarcação foi multado em R$ 1.161.400,00.

A carga de 56 toneladas da espécie abrótea-de-profundidade (Urophycis mystacea) foi apreendida de uma embarcação pesqueira de Itajaí que não tinha autorização para captura dessa espécie de águas profundas. A frota que pode ter como alvo a espécie é controlada, sendo permitido um máximo de 17 embarcações.

“Controlar o número de embarcações é essencial para a gestão sustentável da atividade pesqueira. Sem esse controle a espécie pode ser explorada excessivamente, levando-a ao colapso. Isso é o que ocorreu, por exemplo, com muitas das espécies que hoje estão ameaçadas de extinção e que tem a captura totalmente proibida pela Portaria MMA 445/2014”, explica Sandro Klippel, chefe da unidade do Ibama de Itajaí.

Segundo Paulo Maués, chefe da fiscalização do Ibama em Santa Catarina, o órgão visa proteger não apenas os recursos pesqueiros, mas também a atividade econômica para que ela seja sustentável.

Essa foi a maior apreensão de pescados desde o início do ano, que já totalizam 142 toneladas.
 









Últimas Notícias

Geral

Retirada de cabos marca nova fase de trabalhos da Ponte Hercílio Luz

Geral

Nova rota de navios gigantes da Ásia dobra movimentação de contêineres no Porto de Imbituba

Geral

SOL estima movimento de pelo menos 400 mil turistas em SC no feriadão