Bem-vindo! Sexta, 18/08/2017.
Agora na TV 11:00h JOGO ABERTO / 12:30h MEIO-DIA CATARINA / + programas
Busca
Tempo em SC

Geral

COLUNISTAS

Ver todos
12/04/2017

Geral

Tijucas recebe edição de prensagem de veículos

Tijucas recebe edição de prensagem de veículos Imagem: Assessoria de imprensa
Por Assessoria de imprensa

Após passar por Ituporanga, Joinville, Lages e São José, a operação de descontaminação e prensagem de veículos judiciais, realizada pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC, chega à Tijucas. Nessa edição, serão compactados 100 veículos inservíveis, - dentre carros e motos, vinculados a processos judiciais. O objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta aos veículos que estão há décadas no pátio da delegacia do município, causando problemas de saúde pública e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos.

A descontaminação iniciou hoje, 12; e a prensagem, está prevista para a primeira quinzena de maio.

Essa etapa consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural de cada item, individualmente. Feito isso, a ação é concretizada com o amassamento dos veículos, que é realizado por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Inicialmente a equipe dos ferrosos da Comissão de Leilão faz a avaliação, com a identificação e seleção dos veículos, em seguida elaboram um relatório detalhado de cada item, que é encaminhado para apreciação do respectivo juiz, que se manifestou positivamente à liberação dos veículos para prensagem.

Coordenador dos ferrosos e integrante da Comissão de Leilão, o delegado Adalberto Safanelli ressalta a importância da conscientização no destino correto dos veículos inservíveis, abandonados há anos nos pátios de todo o estado e que agora serão reutilizados como matéria prima na indústria metalúrgica. Ele diz que apesar das particularidades de cada edição de prensagem, o resultado tem superado as expectativas.

“É uma satisfação realizar esse trabalho, contribuir para a efetiva limpeza do local, a eliminação de focos de mosquito e outros perigos à saúde pública, além de receber o agradecimento da população vizinha e o reconhecimento de todos os nossos parceiros. Estamos em tratativas para executar a ação em outras localidades, promovendo novos contatos com os municípios para avaliarmos a possibilidade de incluí-los no calendário de trabalhos deste ano”, frisou Safanelli.

Em visita ao local, o prefeito Eloi Mariano Rocha disse que essa era uma reivindicação antiga da população. “A situação era muito preocupante, pois o acúmulo de veículos em desuso, sucateados, no centro da cidade, traz um desconforto, em questões de saúde, limpeza e estética. Uma ação muito positiva para o município. A prefeitura agradece a iniciativa e a parceria”, concluiu o prefeito.

Após Tijucas, o programa será levado para Garopaba e Caçador, onde serão descontaminados e prensados cerca de 120 veículos.

A execução da ação é possível através da implementação da Lei nº 13.281/16. 









Últimas Notícias

Geral

Defesa Civil de Santa Catarina faz teste com radar meteorológico móvel em Florianópolis

Geral

Casan usa tecnologia limpa em obra de esgoto para proteger Aquífero dos Ingleses

Geral

Cerca de 200 agricultores sem terra continuam acampados na sede do Incra, em São José