Bem-vindo! Domingo, 23/04/2017.
Agora na TV 21:45h PÂNICO NA BAND / / + programas
Busca
Tempo em SC

Geral

COLUNISTAS

Ver todos
12/04/2017

Geral

Tijucas recebe edição de prensagem de veículos

Tijucas recebe edição de prensagem de veículos Imagem: Assessoria de imprensa
Por Assessoria de imprensa

Após passar por Ituporanga, Joinville, Lages e São José, a operação de descontaminação e prensagem de veículos judiciais, realizada pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC, chega à Tijucas. Nessa edição, serão compactados 100 veículos inservíveis, - dentre carros e motos, vinculados a processos judiciais. O objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta aos veículos que estão há décadas no pátio da delegacia do município, causando problemas de saúde pública e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos.

A descontaminação iniciou hoje, 12; e a prensagem, está prevista para a primeira quinzena de maio.

Essa etapa consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural de cada item, individualmente. Feito isso, a ação é concretizada com o amassamento dos veículos, que é realizado por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Inicialmente a equipe dos ferrosos da Comissão de Leilão faz a avaliação, com a identificação e seleção dos veículos, em seguida elaboram um relatório detalhado de cada item, que é encaminhado para apreciação do respectivo juiz, que se manifestou positivamente à liberação dos veículos para prensagem.

Coordenador dos ferrosos e integrante da Comissão de Leilão, o delegado Adalberto Safanelli ressalta a importância da conscientização no destino correto dos veículos inservíveis, abandonados há anos nos pátios de todo o estado e que agora serão reutilizados como matéria prima na indústria metalúrgica. Ele diz que apesar das particularidades de cada edição de prensagem, o resultado tem superado as expectativas.

“É uma satisfação realizar esse trabalho, contribuir para a efetiva limpeza do local, a eliminação de focos de mosquito e outros perigos à saúde pública, além de receber o agradecimento da população vizinha e o reconhecimento de todos os nossos parceiros. Estamos em tratativas para executar a ação em outras localidades, promovendo novos contatos com os municípios para avaliarmos a possibilidade de incluí-los no calendário de trabalhos deste ano”, frisou Safanelli.

Em visita ao local, o prefeito Eloi Mariano Rocha disse que essa era uma reivindicação antiga da população. “A situação era muito preocupante, pois o acúmulo de veículos em desuso, sucateados, no centro da cidade, traz um desconforto, em questões de saúde, limpeza e estética. Uma ação muito positiva para o município. A prefeitura agradece a iniciativa e a parceria”, concluiu o prefeito.

Após Tijucas, o programa será levado para Garopaba e Caçador, onde serão descontaminados e prensados cerca de 120 veículos.

A execução da ação é possível através da implementação da Lei nº 13.281/16. 









Últimas Notícias

Geral

Fundam 2 será lançado no segundo semestre

Geral

Ação fiscaliza esgoto doméstico no Sul da Ilha de Santa Catarina

Geral

Dive constata aumento no número de focos do Aedes aegypti em SC