Bem-vindo! Sábado, 24/06/2017.
Agora na TV 16:00h BRASIL URGENTE / 19:20h JORNAL DA BAND / + programas
Busca
Tempo em SC

Meio Ambiente

COLUNISTAS

Ver todos
05/05/2017

Meio Ambiente

Horta Comunitária do Campeche promove oficina para ensinar como funciona a compostagem

 Horta Comunitária do Campeche promove oficina para ensinar como funciona a compostagem Divulgação Internet
Por Assesoria Imprensa

Encontro acontece neste domingo  a partir das 10h

A compostagem é o processo de degradação da matéria orgânica, que propicia inúmeros benefícios. Sabendo do alto impacto, a Associação de Moradores do Campeche (Amocam) realizará no próximo domingo (7), às 10h, na horta comunitária do Campeche, uma oficina para orientar os participantes de como fazer a separação dos resíduos orgânicos em casa.

No local, o especialista Eduardo Elias fará uma aula expositiva explicando o passo a passo de uma compostagem e como identificar quando os resíduos tornaram-se adubo. O evento tem duração de até duas horas. O local é próximo ao novo posto de saúde do bairro, no Parque Cultural do Campeche (Pacuca).

Para Bianca Pulice, voluntária na Amocam, a oficina tem objetivo de evidenciar a importância da compostagem e mostrar como é possível a compostagem fechar um ciclo. “Queremos apresentar o ciclo do prato ao prato, em que o resto de comida pode no futuro servir de adubo para outro alimento”, explica.

Ganhando espaço nas residências urbanas, a compostagem gera uma importância enorme tanto para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. Na maioria das vezes o lixo orgânico é descartado em aterros sanitários ou pior, fica a céu aberto podendo gerar doenças. Com a compostagem, evita-se o acúmulo nos aterros e faz com que a matéria orgânica volte a ser usada para o plantio, por exemplo, de um “temperinho”, manjericão, que pode ser usado para o preparo da comida em casa. É um ciclo sustentável.

De acordo com Zenito Custódio, Assessor Técnico da Comcap, a iniciativa na horta comunitária da Amocam é de extrema importância. “A Comcap deixa de levar ao aterro sanitário em Biguaçu cerca de 10 toneladas ao mês, graças a ação de compostagem realizada no Pacuca”, afirma.

A oficina é gratuita e as inscrições são limitadas. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição clicando aqui. https://goo.gl/forms/9tlgv007AJhtm2MN2
 









Últimas Notícias

Meio Ambiente

Mais de 700 estudantes vão participar do Desafio Sustentável

Meio Ambiente

Feira ecosolidária ocorre em Biguaçu e São José

Meio Ambiente

Último dia para inscrições no Desafio Sustentável