Bem-vindo! Domingo, 24/09/2017.
Agora na TV 12:30h SHOW DO MEI / 13:00h PORSCHE CUP / + programas
Busca
Tempo em SC

Geral

COLUNISTAS

Ver todos
19/06/2017

Geral

Câmara Municipal de São José adota programa para tradução de textos em Libras

Câmara Municipal de São José adota programa para tradução de textos em Libras Imagem: Assessoria de imprensa
Por Câmara Municipal de São José

Desde a última quarta-feira (14), o site da Câmara Municipal de São José disponibiliza, de forma gratuita, a ferramenta VLibras para tradução dos textos na Língua Brasileira de Sinais. Com isso, o cidadão surdo poderá acompanhar todas as informações do legislativo, bem como a história do parlamento e as atividades dos vereadores josefenses.

Para ter acesso ao software, basta clicar na figura em formato de duas mãos abertas no cabeçalho da página da Câmara e baixar o programa. Em seguida, deve-se selecionar o texto que será traduzido numa janela à parte.

O acesso à Língua Brasileira de Sinais respeita a Lei Brasileira de Inclusão, de 2015, além da Lei Municipal nº 5.547/2016 que criou o Projeto São José Acessível.

O que é o VLIBRAS?
Resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

Como funciona
O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets. 









Últimas Notícias

Geral

Boletim sobre situação da Dengue, Febre de Chikungunya e Zika Vírus em SC é divulgado

Geral

Raimundo Colombo inaugura quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Timbó

Geral

PRF promove leilão de quase 2 mil veículos apreendidos, o maior já feito felo órgão em SC