Bem-vindo! Sexta, 18/08/2017.
Agora na TV 11:00h JOGO ABERTO / 12:30h MEIO-DIA CATARINA / + programas
Busca
Tempo em SC

Geral

COLUNISTAS

Ver todos
17/05/2017

Geral

Crianças participam da pesca da Tainha em Ingleses

Crianças participam da pesca da Tainha em Ingleses Imagem: Assessoria de imprensa
Por Assessoria de imprensa

A criançada de cinco anos, do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEI) de Florianópolis, teve uma manhã diferente. Presenciaram e participaram da pesca da tainha no bairro em que fica a unidade, em Ingleses, Norte da Ilha. Foram para esta aventura, 20 crianças, acompanhadas pelas professoras Anita Erdmann dos Santos , Juliana Lange Ramos e Lisiane Menezes de Assis.

A animação dos pequenos foi tanta, na última segunda-feira, que eles nem se importaram de caminhar por quase 20 minutos só para ver os pescadores puxando as redes cheias de tainhas. O período de inverno é o melhor momento para captura desses peixes, época em que se reproduzem.

“Ao chegarmos no local, vimos um “castelo de tainhas” na areia e a alegria em cada rosto e o olhar de curiosidade foi instantâneo”, destaca a professora Anita Erdmann. “As crianças queriam pegar as tainhas, fazer carinho e perguntaram se poderiam levá-las para casa. Esclarecemos que as tainhas eram dos pescadores e que aquele era o trabalho deles”, relembra Juliana Lange.

A professora Lisiane Menezes relata que as crianças do grupo 5B aproveitaram para se divertir enquanto aguardavam ansiosas pela chegada na areia de outras redes com mais peixes. Viram tainhas pulando e tentando escapar.

“Foi um momento único e que com certeza ficará na memória desses pequenos para sempre, afinal educação infantil também é cultura”, diz a professora.

Para o secretário de Educação de Florianópolis, Mauricio Fernandes Pereira, colocar em prática o que se aprende, o que se vê em sala de aula, é essencial para os valores e a formação de uma consciência criativa e atuante de uma criança. “É o que defendemos, o mundo real na educação”.

Um detalhe curioso. A praia de Ingleses tem um apelido: zinga. É desta forma que os nativos e outros moradores chamam a região. 









Últimas Notícias

Geral

Defesa Civil de Santa Catarina faz teste com radar meteorológico móvel em Florianópolis

Geral

Casan usa tecnologia limpa em obra de esgoto para proteger Aquífero dos Ingleses

Geral

Cerca de 200 agricultores sem terra continuam acampados na sede do Incra, em São José