Bem-vindo! Quinta, 25/05/2017.
Agora na TV 20:40h EZEL / 21:20h SHOW DA FÉ / + programas
Busca
Tempo em SC

Geral

COLUNISTAS

Ver todos
17/05/2017

Geral

Crianças participam da pesca da Tainha em Ingleses

Crianças participam da pesca da Tainha em Ingleses Imagem: Assessoria de imprensa
Por Assessoria de imprensa

A criançada de cinco anos, do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEI) de Florianópolis, teve uma manhã diferente. Presenciaram e participaram da pesca da tainha no bairro em que fica a unidade, em Ingleses, Norte da Ilha. Foram para esta aventura, 20 crianças, acompanhadas pelas professoras Anita Erdmann dos Santos , Juliana Lange Ramos e Lisiane Menezes de Assis.

A animação dos pequenos foi tanta, na última segunda-feira, que eles nem se importaram de caminhar por quase 20 minutos só para ver os pescadores puxando as redes cheias de tainhas. O período de inverno é o melhor momento para captura desses peixes, época em que se reproduzem.

“Ao chegarmos no local, vimos um “castelo de tainhas” na areia e a alegria em cada rosto e o olhar de curiosidade foi instantâneo”, destaca a professora Anita Erdmann. “As crianças queriam pegar as tainhas, fazer carinho e perguntaram se poderiam levá-las para casa. Esclarecemos que as tainhas eram dos pescadores e que aquele era o trabalho deles”, relembra Juliana Lange.

A professora Lisiane Menezes relata que as crianças do grupo 5B aproveitaram para se divertir enquanto aguardavam ansiosas pela chegada na areia de outras redes com mais peixes. Viram tainhas pulando e tentando escapar.

“Foi um momento único e que com certeza ficará na memória desses pequenos para sempre, afinal educação infantil também é cultura”, diz a professora.

Para o secretário de Educação de Florianópolis, Mauricio Fernandes Pereira, colocar em prática o que se aprende, o que se vê em sala de aula, é essencial para os valores e a formação de uma consciência criativa e atuante de uma criança. “É o que defendemos, o mundo real na educação”.

Um detalhe curioso. A praia de Ingleses tem um apelido: zinga. É desta forma que os nativos e outros moradores chamam a região. 









Últimas Notícias

Geral

Status sanitário diferenciado fez de SC o maior exportador de carne suína do país

Geral

Conheça as regras para adotar uma criança no Brasil

Geral

Depois de três dias sem água hoje o abastecimento deve voltar ao normal