Bem-vindo! Terça, 17/10/2017.
Agora na TV 19:20h JORNAL DA BAND / 20:25h EXATHLON BRASIL / + programas
Busca
Tempo em SC

Geral

COLUNISTAS

Ver todos
17/05/2017

Geral

Governador Colombo visita obras de restauração da Ponte Hercílio Luz

Governador Colombo visita obras de restauração da Ponte Hercílio Luz Foto: Julio Cavalheiro/Secom
Por Secom

O governador Raimundo Colombo visitou na manhã desta quarta-feira, 17, as obras de restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, e participou de uma reunião técnica sobre os andamentos dos trabalhos, acompanhado do presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, do secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, e de representantes da empresa Teixeira Duarte, responsável por esse último ciclo das obras. As equipes trabalham atualmente em diferentes frentes.

São procedimentos como o reforço de todas as fundações para preparar a obra para receber o peso extra da estrutura provisória, que vai sustentar as barras de olhal para que estas barras possam ser trocadas em uma etapa mais adiante. E, paralelamente, ocorre a montagem dessa nova estrutura provisória, que já ganha forma.

O governador Colombo lembrou que a ponte completou 91 anos no último sábado e ressaltou a grandiosidade do processo de restauração de uma obra com esse porte e com essa idade. “Sabemos da complexidade. Mas nossa equipe é muito qualificada e está enfrentando o que talvez seja o maior desafio de engenharia de pontes do mundo”, afirmou.

O engenheiro fiscal da obra da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallévy, explicou que antes da troca das barras de olhal será necessária uma nova operação para transferência de carga da ponte para a estrutura construída abaixo da obra, a chamada ponte segura. Será um trabalho semelhante ao realizado em fevereiro deste ano, quando foram transferidos cerca de 20% de carga da ponte. O procedimento foi executado com sucesso em uma ação de quatro horas, entre a noite do dia 11 e a madrugada do dia 12. Agora, serão transferidos os 80% restantes. Como será uma operação de maior porte, estão previstos entre 10 e 12 dias de trabalho, a partir da data inicial de 2 de outubro, explica o engenheiro Diotallévy.

“Depois dessa transferência definitiva de carga, teremos as trocas das barras de olhal, a substituição de todas as peças. Todas as peças novas já estão sendo compradas e estão chegando em breve. Fico feliz em ver tanta gente trabalhando e a ponte se transformando a cada dia”, acrescentou o governador Colombo.

A empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte, é a responsável pelo atual ciclo das obras de restauração. A conclusão da restauração está prevista para o final de 2018. Quando reaberta, terá duas vias para receber veículos e espaço para ciclistas e pedestres. “Nossa população terá uma nova ponte, completa, para uso pleno, que vai desafogar o trânsito, diminuindo o sofrimento das pessoas para chegar e sair da ilha. É uma obra muito esperada, um verdadeiro símbolo, e agora trabalhamos em um grande esforço conjunto para não deixar nada faltar e entregarmos o quanto antes a obra para a população”, destacou o governador Colombo. 









Últimas Notícias

Geral

Retirada de cabos marca nova fase de trabalhos da Ponte Hercílio Luz

Geral

Nova rota de navios gigantes da Ásia dobra movimentação de contêineres no Porto de Imbituba

Geral

SOL estima movimento de pelo menos 400 mil turistas em SC no feriadão