Bem-vindo! Terça, 17/10/2017.
Agora na TV 22:30h MASTERCHEF PROFISSIONAIS / / + programas
Busca
Tempo em SC

Geral

COLUNISTAS

Ver todos
05/10/2017

Geral

Udesc terá palestrantes internacionais para Semana Lixo Zero no fim de outubro

Udesc terá palestrantes internacionais para Semana Lixo Zero no fim de outubro Imagem: Secom
Por Secom

De 23 a 27 de outubro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a Semana Lixo Zero nos seus 12 centros de ensino e na Reitoria. A abertura do evento ocorrerá no dia 23, às 19h, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis, e contará com a participação de sete palestrantes internacionais (veja a relação abaixo).

Gratuita e aberta ao público, a Semana Lixo Zero é resultado da parceria do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) com o programa Udesc Sustentável. O evento visa conscientizar as pessoas sobre a importância do aproveitamento máximo dos resíduos sólidos (recicláveis e orgânicos), assim como a redução do encaminhamento desses materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

De acordo com o diretor-executivo da ILZB, Gustavo Rittl, o objetivo é mobilizar o maior número de pessoas em prol da responsabilidade socioambiental. "Queremos estimular as pessoas a adotarem práticas sustentáveis e a trazerem soluções para reduzir drasticamente a produção de lixo na universidade", diz. A intenção. segundo ele, é transformar todos os campi da Udesc em locais lixo zero até 2022.

Para participar do evento, os interessados podem cadastrar sua ação na Semana Lixo Zero Udesc. "Palestras, painéis, oficinas, intervenções artísticas, shows, ações de limpeza, passeios de bicicleta e iniciativas relativas ao tema são bem-vindas", destaca Rittl, que também é aluno do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Udesc.

Reunião para interessados nesta quinta

O técnico Gustavo Kogure, membro da comissão de elaboração do programa Udesc Sustentável, acredita que a universidade é um espaço interessante para experimentações técnicas e científicas que podem gerar impacto positivo ao desenvolvimento sustentável.

Kogure também salientou que os interessados podem participar da reunião que ocorrerá nesta quinta-feira, 5, às 18h, na Sala 117 da Udesc Faed, sobre o projeto e as atividades da Semana Lixo Zero. "A ideia é mostrar que qualquer pessoa pode organizar uma ação sustentável e ajudar na conscientização da sociedade", afirma.

Especialistas estrangeiros

Até agora, sete convidados internacionais confirmaram sua presença no evento:

Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, a primeira mercearia biológica a granel em Portugal;
Ronni Kahn, criadora da OzHarvest, a principal organização de resgate de alimentos da Austrália;
Tia Kansara, especialista em design sustentável e co-fundadora da Kansara Hackney, na Inglaterra;
Jonathan Hannon, coordenador da Zero Waste Academy (ZWA), da Nova Zelândia, com foco na ecologia industrial e no metabolismo urbano;
Ugo Mattei, coordenador do Colégio Universitário Internacional de Turim, na Itália, cujo foco principal é o estudo multidisciplinar dos bens comuns;
Leslie Lukacs, fundadora e membro do Green Initiatives for Venues and Events (Give), organização dos Estados Unidos voltada a programas de sustentabilidade e resíduos sólidos;
Pal Martensson, fundador do Kretsloppsparken Alelyckan, o maior parque de reciclagem do mundo, localizado em Gotemburgo, na Suécia.
Mais informações podem ser obtidas no site da Semana Lixo Zero Udesc e com Gustavo Rittl pelo e-mail gustavorittl@gmail.com. 









Últimas Notícias

Geral

Retirada de cabos marca nova fase de trabalhos da Ponte Hercílio Luz

Geral

Nova rota de navios gigantes da Ásia dobra movimentação de contêineres no Porto de Imbituba

Geral

SOL estima movimento de pelo menos 400 mil turistas em SC no feriadão