Bem-vindo! Quarta, 24/05/2017.
Agora na TV 12:30h MEIO-DIA CATARINA / 13:30h OS DONOS DA BOLA / + programas
Busca
Tempo em SC

Política

COLUNISTAS

Ver todos
09/03/2017

Política

Estudantes da rede são empossados como vereadores mirins

Estudantes da rede são empossados como vereadores mirins Foto: Édio Hélio Ramos/Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Florianópolis.
Por Assessoria de imprensa

O estudante Breno Martins da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, ajudou a coordenar o projeto Vigilante Mirim, de combate ao Aedes Aegypti. Ele reuniu 15 crianças, em sua rua, para conscientizar a população de como se prevenir do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e o zika vírus.

Quando Breno esteve à frente desta ação, ele já era presidente do grêmio estudantil, após ser eleito por uma votação direta no maior estabelecimento da rede de ensino da Prefeitura de Florianópolis. A unidade possui mais de 1.400 estudantes.

Agora, Breno tem uma nova missão: é um dos 23 alunos que tomaram posse como vereadores mirins na segunda-feira, 6 de março, na Câmara Municipal de Florianópolis.

O estudante de 12 anos, que está no 7º ano, tem como padrinho no Legislativo o vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho. De acordo com a mãe, Eliane Martins, ele sempre teve vontade de ajudar a escola e a comunidade. “Às vezes a gente dá uma podada, porque ele voa alto”, diz em tom de brincadeira.

“Estava muito nervoso”, conta Breno sobre o dia da posse. Ele ainda diz que ficou amigo dos outros vereadores mirins e que eles iniciaram a discussão sobre o que fazer para melhorar o ambiente escolar.

Formar cidadãos críticos, conscientes, éticos e participativos são os objetivos do Programa Vereadores Mirins, da Câmara Municipal de Florianópolis. Implantado em 2005, buscar promover a integração entre o Legislativo Municipal e os alunos das redes de ensino pública e privada .

Outro vereador indicado foi Daniel Avila Sanches, de 11 anos, aluno da Escola Básica Municipal Acácio Garibaldi São Thiago, da Barra da Lagoa. Ele também estuda no 7º ano.

De acordo com a mãe Daniela, essa vontade de mudar o mundo sempre partiu dele. Daniel participa do grêmio estudantil da escola e sempre teve uma liderança própria entre os amigos. O menino é apadrinhado pelo vereador Vanderlei Farias.

Da Escola Básica José do Valle Pereira, no bairro João Paulo, o aluno Emilio Duarte de Freitas, de 12 anos, estudante do 7º ano é apadrinhado pelo vereador Erádio Gonçalves.

Já Leonardo de Souza Marques, da Escola Básica Municipal Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé, tem 13 anos e está no 8º ano. Ele é apadrinhado pelo vereador Lino Peres.

Yasmin da Silva Michels, da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, em Coqueiros, é apadrinhada pelo vereador Celso Sandrini. A menina tem 13 anos e é estudante do 7º ano.

Os vereadores mirins se reúnem com seus padrinhos na Câmara Municipal de Florianópolis na primeira terça-feira de cada mês para discutir propostas e melhorias para as escolas. Eles terão um mandato de dois anos. 









Últimas Notícias

Política

Foi assinado hoje o decreto que regulamenta o Agiliza Floripa

Política

Colombo participa de reunião de Governadores Brasil Sul e Argentina

Política

Prefeitos participam de encontro sobre desenvolvimento sustentável em Joinville