Bem-vindo! Sexta, 18/08/2017.
Agora na TV 11:00h JOGO ABERTO / 12:30h MEIO-DIA CATARINA / + programas
Busca
Tempo em SC

Saúde

COLUNISTAS

Ver todos
16/03/2017

Saúde

Piçarras vai capacitar agentes no atendimento a pacientes com tuberculose

Piçarras vai capacitar agentes no atendimento a pacientes com tuberculose Imagem: Divulgação internet
Por Prefeitura de Balneário Piçarras

A partir do próximo dia 24, a equipe do Programa de Combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS, Tuberculose e Hanseniase, da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras, vai realizar capacitação com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS’s). A capacitação é voltada ao atendimento de pacientes com tuberculose, em ação estratégica ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose – celebrado dia 24.

“Constatamos uma lacuna entre as Agentes Comunitárias de Saúde e os pacientes com tuberculose e por isso vamos realizar essa capacitação para reforçar a elas da necessidade de o paciente ser assistido ao longo de todo o seu tratamento” explicou a enfermeira coordenadora do Programa, Schirlei Maiara Bento, que vai ministrar a capacitação junto da técnica de enfermagem, Marcela Tomazoni.

“Essa lacuna acabou se criando em virtude de uma grande rotatividade de agentes nas Unidades”, acrescentou Schirlei. Todas as Unidades Básicas de Saúde serão visitadas pela equipe, quando a equipe vai reforçar a importância das visitas aos pacientes. “Através do Tratamento Domiciliar Observado (TDO), temos a certeza de que o paciente realmente está realizando o tratamento”, detalhou a enfermeira.

“Geralmente o paciente de tuberculose precisa ser incentivado a realizar todo o tratamento. Somente com a realização dos seis meses de tratamento é que o paciente obtém a cura da tuberculose”, salientou Schirlei. A equipe do programa pontua ainda que, se o tratamento não for realizado por inteiro, a doença pode voltar com mais força. “A única forma de cura é o tratamento de seis meses”, categorizou.

Hoje, dez pacientes fazem o tratamento contra a tuberculose em Balneário Piçarras. Segundo Schirlei, esse número é considerado “preocupante”. “Geralmente os pacientes só procuram por ajuda quando já estão bastante debilitados e não tomam cuidado com sua exposição em locais públicos fechados. Simplesmente porque muitas pessoas não conhecem os sintomas”, finalizou Schirlei.

A DOENÇA

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão.

A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

SINTOMAS

Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar uma Unidade Básica de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

TRATAMENTO

O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento da tuberculose é importante que o paciente seja acompanhado. 









Últimas Notícias

Saúde

Saúde assina convênio de R$ 21,6 milhões com Hospital Regional de Chapecó

Saúde

Números preocupantes em Santa Catarina, em apenas 15 dias, 121 novos focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados no estado

Saúde

Centro Integrado de Saúde é inaugurado em Itajaí