Bem-vindo! Sexta, 18/08/2017.
Agora na TV 11:00h JOGO ABERTO / 12:30h MEIO-DIA CATARINA / + programas
Busca
Tempo em SC

Saúde

COLUNISTAS

Ver todos
07/03/2017

Saúde

Hospital alerta mulheres sobre a “Síndrome do Olho Seco”

Hospital alerta mulheres sobre a “Síndrome do Olho Seco” Imagem: Assessoria de imprensa
Por Assessoria de imprensa

As mulheres têm se mostrado cada vez mais fortes e poderosas. E quando o assunto é saúde, elas estão muito à frente. A maioria cumpre rigorosamente as rotinas de consultas ginecológicas, exames regulares e clínicos gerais. Mas precisam acrescentar a essa lista um oftalmologista, afinal a “Síndrome do Olho Seco” vem atingindo mais mulheres do que homens. Atento com isso, o Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) está realizando ações de conscientização durante a semana internacional da Mulher. Informativos serão distribuídos ao público e, nas redes sociais, muita informação e dicas para evitar que a doença aconteça.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a "Síndrome do Olho Seco", quando o globo ocular não está lubrificado o suficiente, afeta mais mulheres do que homens numa proporção de três para um. E os motivos que levam a incidência maior em mulheres vão desde uso de cosméticos, variações hormonais e até mesmo o uso prolongado de anticoncepcionais.

MENOPAUSA

Nesse período a mulher vai perdendo a capacidade reprodutiva e também ocorrem grandes alterações hormonais, o que afeta todas as funções do corpo. Isso acontece também com os olhos. Mesmo que ainda não seja claro o mecanismo que envolve os níveis de hormônios com a produção de lágrimas, o fato é que a redução dos níveis de estrogênio diminui a lubrificação dos olhos. Isso seria um dos principais fatores, aliado à mudança dos tecidos que também pode ocasionar a “Síndrome do Olho Seco”.

MAQUIAGEM

O primeiro cuidado é usar maquiagens de qualidade e nunca compartilhar os produtos. O uso inadequado pode causar danos à saúde dos olhos da mulher. Os cílios têm função de proteger os olhos. E como as maquiagens correm o risco de se soltar ao piscar, isso agride a superfície ocular, podendo causar um leve incomodo ou até mesmo uma séria conjuntivite, alergia, lesão e “Síndrome do Olho Seco”. Não podemos esquecer também a higienização e a retirada completa da maquiagem com produtos específicos e testados para a área dos olhos antes de dormir.

CONSEQUÊNCIAS

Os sintomas da “Síndrome do Olho Seco” são variados, causam sensação de ardência, lacrimejamento, irritação ou vermelhidão, já que a lágrima é essencial para lubrificação, nutrição e proteção das estruturas oculares externas, como córnea e conjuntiva. Como consequência, incomodo na região dos olhos ou até mesmo comprometimento da visão, o que vai prejudicar o dia a dia da mulher moderna.

Portanto, ao perceber algum dos sintomas, é vital procurar um oftalmologista. 









Últimas Notícias

Saúde

Saúde assina convênio de R$ 21,6 milhões com Hospital Regional de Chapecó

Saúde

Números preocupantes em Santa Catarina, em apenas 15 dias, 121 novos focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados no estado

Saúde

Centro Integrado de Saúde é inaugurado em Itajaí