Bem-vindo! Quarta, 26/07/2017.
Agora na TV 03:00h IGREJA UNIVERSAL / 06:00h BANDNEWS / + programas
Busca
Tempo em SC

Saúde

COLUNISTAS

Ver todos
21/02/2017

Saúde

Hospital Regional São José realiza cirurgia inédita no estado por meio do SUS

Hospital Regional São José realiza cirurgia inédita no estado por meio do SUS Imagem: De Olho na Ilha
Por Secom

O Hospital Regional de São José (HRSJ), unidade administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, na semana passada, uma gastrectomia subtotal por videolaparoscopia. O procedimento é inédito no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina. Por necessitar de equipamentos especiais e uma equipe médica treinada, somente hospitais de grande porte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro oferecem a cirurgia por meio do SUS.

A operação durou cerca de três horas e foi conduzida pelo médico Marcos Túlio Silva e sua equipe. O paciente de 47 anos tinha câncer gástrico. O processo, apesar de complexo, é pouco agressivo e proporciona menores transtornos no pós-operatório.

"A cirurgia é realizada por meio de pequenas incisões no abdôme, por onde são introduzidas cânulas e os instrumentais. O cirurgião então opera olhando para um monitor. Por ser minimamente invasivo, proporciona menos dor operatória, menor risco de complicações e redução no tempo de internação, o que permite o retorno precoce do paciente às suas atividades habituais", explicou Marcos Túlio.

O paciente teve cerca de 80% do estômago com massa tumoral removida, além dos gânglios linfáticos que também estavam afetados. Ele passa bem e teve alta nesta segunda-feira. O tempo de internação é cerca de cinco dias, enquanto na cirurgia aberta convencional o tempo médio é de 10 a 12 dias.

O Hospital Regional de São José também possui hoje condições de operar tumores por videolaparascopia em outros órgãos. No momento, esta foi a primeira realizada. "Nós realizaremos outras gastrectomias por videolaparoscopia quando o paciente oferecer condições clínicas favoráveis. Também pretendemos realizar cirurgias para câncer de esôfago e de instestino. Além disso, nós já realizamos há um ano cirurgias bariátricas por videolaparoscopia no HRSJ", complementou Silva. 









Últimas Notícias

Saúde

Dive reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais

Saúde

Hemosc completa 30 anos e lança slogan Juntos, salvamos vidas

Saúde

Dive adota estratégia em escolas e intensifica vacinação contra HPV e Meningite C