Bem-vindo! Quarta, 18/10/2017.
Agora na TV 22:30h CINE BAND / / + programas
Busca
Tempo em SC

Trânsito

COLUNISTAS

Ver todos
23/01/2017

Trânsito

Autopista Litoral Sul amplia obras do Contorno Viário de Florianópolis

Autopista Litoral Sul amplia obras do Contorno Viário de Florianópolis Imagem: Assessoria de imprensa
Por Assessoria Autopista Litoral Sul

A Autopista Litoral Sul está dobrando a área de trabalho nas obras do Contorno Viário de Florianópolis com o início de atividades em novos 16 quilômetros nos municípios de Biguaçu e São José. Assim, a concessionária passa a trabalhar em 32 dos 50 quilômetros totais da nova rodovia, representando quase 70% da extensão do Contorno.

Nas próximas semanas, terão início as atividades de limpeza da área, construção de cercas, além dos trabalhos ambientais que acompanham o processo de início de novos trechos, como resgate de flora, monitoramento de fauna e supressão de vegetação. Em seguida, serão os trabalhos de engenharia, como a geotecnia (fundações de aterros e geodrenos) e terraplenagem. Mais 550 empregos diretos serão criados para realizar essas tarefas.

A agilidade das desapropriações de áreas e indenizações, assim com um esforço conjunto entre a concessionária e outras entidades representativas da sociedade, estão entre as ações que viabilizaram o início dos trabalhos neste novo trecho. “A ampliação das obras confirma o comprometimento da Autopista Litoral Sul em cumprir os prazos do projeto. Estamos confiantes que os trabalhos seguirão em ritmo acelerado. O início das novas frentes de obra é decorrente de uma atuação conjunta entre a Autopista, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Cejuscon , Fórum Parlamentar Catarinense e ANTT”, afirma Marcelo Modolo, Superintendente de Investimentos do Contorno.

Em Biguaçu, as obras se concentrarão nos bairros Fazenda de fora, Fazenda de dentro, Fazendinha, Três Riachos, Rússia, Sorocaba e Santa Catarina. Já em São José, o único bairro na área de abrangência será o de Alto Forquilhas.

“Seguiremos sempre com a nossa política de minimizar as interferências para as comunidades. Temos consciência que em alguns pontos, a rotina pode ser alterada temporariamente por conta das obras, mas é importante compreender a relevância do Contorno”, completa Modolo.

Nos novos 16 quilômetros serão construídos dois trevos e seis passagens em desnível. Os trevos estarão localizados na interseção com a Estrada Geral de Três Riachos e na interseção da antiga SC-408, atual SC-407.

O Contorno de Florianópolis
O Contorno Viário de Florianópolis é importante não só para a região da Grande Florianópolis, mas também para o Sul do País e para o Mercosul. A nova rodovia terá 50 quilômetros de pista dupla e, segundo estudos, irá desviar 20% do tráfego de longa distância da BR-101/SC na região da Capital Catarinense.

Paralelamente à obra, a Autopista Litoral Sul desenvolve ações que minimizam os impactos sobre a natureza e também sobre as comunidades no local e entorno das obras. A concessionária tem como meta principal o cuidado com as atividades que possam afetar o meio ambiente e executa ações para evitar danos e mitigá-los. No total, 13 Programas Ambientais serão executados na região. 









Últimas Notícias

Trânsito

BR 116 será totalmente interditada amanhã por mais de 12 horas para detonação de rochas

Trânsito

Fiscalização de velocidade flagra 424 veículos acima do limite em apenas dois dias

Trânsito

Veículo com mais de 15 mil reais em débitos é retido na BR 101 em Itapema