Bem-vindo! Quarta, 18/10/2017.
Agora na TV 22:30h CINE BAND / / + programas
Busca
Tempo em SC

Trânsito

COLUNISTAS

Ver todos
22/03/2017

Trânsito

Prefeitura inicia construção de corredor exclusivo para o transporte “Rapidão”

Prefeitura inicia construção de corredor exclusivo para o transporte “Rapidão” Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação
Por Assessoria de imprensa

A Prefeitura de Florianópolis inicia nesta segunda-feira (27) as obras de construção do corredor exclusivo para o "Rapidão", sistema de ônibus BRT, que faz parte da implantação do anel viário, tido como a maior intervenção de mobilidade urbana focada no transporte público coletivo da história da Capital. Por conta disso, o trânsito nas proximidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passará por modificação temporária.

O primeiro segmento do sistema Rapidão será executado no entorno da UFSC. Mais precisamente na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, do início da Rua João Pio Duarte Silva, a principal via de acesso ao Córrego Grande, no trevo da Dona Benta, em direção ao trevo do Hospital Universitário (HU), numa extensão de 300 metros. O pavimento da via será de concreto. Durante o período de realização destas obras pelo consórcio Alves Ribeiro/Conpesa, que devem durar cerca de dois meses, as faixas próximas ao canteiro, nos dois sentidos das pistas, serão interditadas. Ou seja, o trânsito ficará limitado a duas das três faixas de cada via, do sentido Trindade-Centro, e vice-versa.

Tais obras integram o primeiro trecho de implantação do anel viário em volta do Maciço do Morro da Cruz, no valor de R$ 37 milhões, que conta com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), através do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Este primeiro trecho, que vai dos 300 metros à frente do trevo da Dona Benta até a entrada do Terminal de Integração do Centro (TICEN), via Pantanal, terá 7 km de extensão.

Paralelamente, as obras de drenagem e terraplenagem no quilômetro que vai do trevo da Dona Benta à Eletrosul, em área já cedida pela UFSC à Prefeitura, onde, futuramente, será feita nova pista que contempla o anel viário, deve ganhar mais força de trabalho nos próximos dias para acelerar a obra.

O anel viário

Para a execução de todo o anel viário, serão investidos R$ 162 milhões oriundos de financiamento com a CEF. Ao todo, serão 17 quilômetros de sistema "Rapidão" com estações centrais, ladeado de uma pista com duas faixas nos dois sentidos, bem como de passeio e ciclovia - os quais serão revitalizados e implantados nos locais onde não houver, além de novas interseções nas interferências com o sistema viário local. O projeto do segundo e último trecho de implantação do anel viário deve ser encaminhado à CEF nas próximas semanas para análise e liberação de recursos visando a abertura de licitação para contratação da empresa executora.


O anel viário vai percorrer oito vias principais de cinco bairros da cidade. São elas:

- Av. Professor Henrique da Silva Fontes / Trindade
- Rua Deputado Antônio Edu Vieira / Pantanal
- Av. Prefeito Waldemar Vieira / Saco dos Limões
- Av. Gustavo Richard / Centro
- Av. Paulo Fontes / Centro
- Av. Osvaldo Rodrigues Cabral / Centro
- Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos / Centro
- Av. Governador Irineu Bornhausen / Agronômica
 









Últimas Notícias

Trânsito

BR 116 será totalmente interditada amanhã por mais de 12 horas para detonação de rochas

Trânsito

Fiscalização de velocidade flagra 424 veículos acima do limite em apenas dois dias

Trânsito

Veículo com mais de 15 mil reais em débitos é retido na BR 101 em Itapema