Bem-vindo! Terça, 17/10/2017.
Agora na TV 09:15h COPA DO MUNDO FIFA SUB 17 / 11:25h JOGO ABERTO / + programas
Busca
Tempo em SC

Trânsito

COLUNISTAS

Ver todos
19/06/2017

Trânsito

Rua São Pedro, em Areias, voltará a ter sentido duplo

Rua São Pedro, em Areias, voltará a ter sentido duplo Foto: Divulgação Secom/PMSJ
Por Prefeitura de São José

A Rua São Pedro, em Areias, voltará a ter sentido duplo a partir desta semana. A data para a alteração do sentido ainda será anunciada pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, já que é necessário fazer a mudança de toda sinalização da via. A decisão foi tomada pela prefeita Adeliana Dal Pont em reunião com os comerciantes locais realizada na tarde da última quarta-feira (14).

Desde o dia 20 de maio a Rua São Pedro passou a ter mão única, da Avenida das Torres sentido marginal da BR 101. A mudança foi realizada com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e diminuir o número de conflitos entre veículos. No local, havia muitas reclamações de congestionamentos, além de queixas das empresas de transporte coletivo com dificuldades de circular pela via que é estreita, com trânsito nos dois sentidos e estacionamento em um dos lados.

A prefeita Adeliana Dal Pont já havia recebido um grupo de comerciantes para conversar no dia 29 de maio, diante das reclamações de que a alteração no trânsito havia impactado negativamente o comércio. Na ocasião, a prefeita pediu mais tempo para que a alteração fosse absorvida pelos motoristas. Adeliana lembrou que a mesma reação negativa inicial ocorreu nas mudanças de trânsito em locais como o Trevo da Forquilhinha e da Avenida Leoberto Leal, em Barreiros.

A prefeita iniciou a reunião explicando aos comerciantes que as alterações foram implantadas pois a Prefeitura havia recebido, nos últimos anos, muitos pedidos da comunidade e dois abaixo-assinados pedindo a mudança. “A Prefeitura não tem interesse em prejudicar ninguém. Buscamos o melhor para a cidade. Quando uma demanda é apresentada muitas vezes pela comunidade, fazemos estudos de viabilidade para avaliar a aplicação”, destacou. O secretário adjunto de Segurança, Vânio Dalmarco, e o engenheiro do Departamento Municipal de Trânsito, Gilberto Bianchini de Souza, explicaram as razões da mudança e por que o sentido único é a melhor opção para a fluidez do trânsito na região.

Antes da reunião, na manhã de terça-feira (13), Adeliana e o vice-prefeito Neri Amaral percorreram a Rua São Pedro conversando com os comerciantes. Durante o trajeto, colheram opiniões bem divididas, muitos comerciantes reclamaram do trânsito, enquanto, entre os moradores, a maioria apoiou a alteração que diminuiu o barulho de carros à noite e deu mais fluidez ao trânsito.

No entanto, frente aos apelos dos comerciantes, principalmente em um período em que o país enfrenta uma crise econômica, a prefeita Adeliana decidiu voltar a Rua São Pedro para sentido duplo. “Para a mobilidade urbana a melhor solução é a mão única. Mas estamos fazendo uma escolha em benefício dos comerciantes, porque em um tempo de crise a Prefeitura não pode trazer mais esta dificuldade”, ponderou a prefeita.

Adeliana determinou que a pauta apresentada pela comunidade, com 13 sugestões de mudanças pontuais no trânsito do bairro Areias, seja implementada conforme a viabilidade técnica. A prefeita ainda fez um acordo com os comerciantes para intensificar a fiscalização para coibir estacionamentos irregulares. 









Últimas Notícias

Trânsito

BR 116 será totalmente interditada amanhã por mais de 12 horas para detonação de rochas

Trânsito

Fiscalização de velocidade flagra 424 veículos acima do limite em apenas dois dias

Trânsito

Veículo com mais de 15 mil reais em débitos é retido na BR 101 em Itapema