Bem-vindo! Sábado, 16/12/2017.
Agora na TV 07:00h MIGHTY B! / 07:30h VISITA AO SEU LAR / + programas
Busca
Tempo em SC

Educação

COLUNISTAS

Ver todos
06/12/2017

Educação

Proerd forma 1,2 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de Lages

Proerd forma 1,2 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de Lages Foto: Julio Cavalheiro/Secom
Por Secom

Aluno da E.E.B. Frei Nicodemus, Eduardo Reitz dos Santos, 10 anos, chegou empolgado no Centro Serra, local escolhido para a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada no início desta terça-feira, 5, em Lages. Ele era um dos 1,2 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino do município que receberam orientações de policiais militares ao longo do ano.

Eduardo chegou acompanhado da mãe, Samira Reitz dos Santos, que atestou a influência do Proerd na educação do filho. "Só acrescentou. Já havia conversado com ele sobre o assunto. Hoje em dia, acontece muita coisa na vida deles, então foi muito bom", elogiou Samira.

O Proerd chegou a Santa Catarina em 1998 e teve Lages como cidade pioneira. Em 2017, o programa promovido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) chega a marca de 1,3 milhões de alunos formados. Só este ano, as duas formaturas realizadas no município da Serra catarinense totalizaram 2,2 mil alunos formados.

"Hoje é um grande dia para a comunidade escolar. É fantástico saber que este programa vai fazer 20 anos fazendo a diferença. Temos a comprovação de que, além de prevenir o uso de drogas, ele também melhora o relacionamento entre pais e filhos e diminiu o índice de bullying, outra situação trabalhada", ressaltou o sub-tenente PM Alcione Donisete Mota, que realiza trabalho de mentoria com a capacitação dos policiais militares que atuam no programa.

Os 1,2 mil alunos da 5ª série das redes municipal, estadual e particular participaram do programa ao longo de dez semanas, divididas em três etapas durante o ano. Aulas expositivas, vídeos educativos e dinâmicas de grupo foram desenvolvidas para tratar de temas como os efeitos e consequências do uso de drogas.

Para completar a formatura, o Proerd ganhou importante reforço em Lages com a doação de um veículo VW Gol, feita pela Câmara de Vereadores, a partir de recursos economizados pelo Legislativo ao longo do ano. "Educar os filhos não tem sido tarefa fácil, mas com o apoio dos policiais proerdianos e apoio de empresas, que reforçam o Proerd, não tem como não dar certo", declarou a professora e atual presidente da Câmara de Vereadores, Aida Hoffer.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, representou o governador Raimundo Colombo na formatura, e destacou o envolvimento dos pais, que lotaram o Centro Serra para acompanhar a formatura dos filhos. "Além de prevenir o uso de drogas, o programa mantém a família unida e, só assim, teremos uma sociedade forte para enfrentar os problemas do dia a dia, como a violência", completou. Para encerrar em clima de festa, o leão Daren, mascote do Proerd, subiu ao palco e divertiu a garotada. 









Últimas Notícias

Educação

Vestibular de Verão 2018 da Udesc divulga relação dos aprovados na primeira chamada

Educação

Udesc publicará lista dos aprovados no Vestibular de Verão 2018 na terça à tarde

Educação

Primeiro prédio da Udesc Balneário Camboriú será inaugurado na próxima quarta