Bem-vindo! Quarta, 22/08/2018.
Agora na TV / / + programas
Busca
Tempo em SC

Geral

COLUNISTAS

Ver todos
05/02/2018

Geral

Primeiro Centro Regional da Defesa Civil no estado será inaugurado na próxima quinta em Blumenau

Primeiro Centro Regional da Defesa Civil no estado será inaugurado na próxima quinta em Blumenau Foto: Ricardo Lunge/ADR Blumenau
Por Secom

O primeiro Centro Regional da Defesa Civil no estado será inaugurado na próxima quinta, 8, em Blumenau A cerimônia de entrega ocorre às 19h, na Rua Itajaí, Bairro Vorstadt, anexo ao Sesi. O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) possui 160 metros quadrados construídos com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura autossuficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos cerca de R$ 853 mil.

O evento contará com a presença do governador Raimundo Colombo, do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e lideranças regionais. Segundo o secretário, a entrega do projeto representa uma resposta mais rápida para a população da região. "O objetivo é interligar todo o Estado, em Florianópolis estamos finalizando o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises", ressaltou. O secretário destacou que o projeto foi possível devido a parceria do Sistema Fiesc/Sesi, que disponibilizou o local para a construção da nova estrutura.

Para o coordenador regional de Defesa Civil, Jackson Dirceu Laurindo, a estrutura oferece mais ferramentas para trabalhar com qualidade junto aos os municípios. "Temos a sala de reuniões que possibilita fazer vídeo-conferência com qualquer estrutura do mundo, a exemplo da sede em Florianópolis e com o Centro nacional de Desastres (CENAD). O Centro ficará operacional mesmo em uma situação crítica na cidade com um gerador próprio de energia elétrica", comentou Laurindo.

O Cigerd Regional de Blumenau atende os 14 municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). São eles: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio, Rio dos Cedros e Timbó.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando outros 20 centros no mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do Cigerd Regional de Blumenau, todos serão interligados com a base em Florianópolis. 









Últimas Notícias

Geral

Operação Veraneio 2017/2018 termina com redução de crimes e maior integração policial

Geral

Após decisão do TST, funcionários dos Correios encerram greve

Geral

Prefeitos da Grande Florianópolis aprovam texto de Projeto de Lei para implantar transporte coletivo metropolitano