Bem-vindo! Terça, 20/02/2018.
Agora na TV 03:00h IGREJA UNIVERSAL / 06:00h MEMBROS DA IGREJA DE DEUS INTERNA / + programas
Busca
Tempo em SC

Geral

COLUNISTAS

Ver todos
14/11/2017

Geral

Reunião com vice-governador discute previsão de movimentação do Porto de Imbituba para 2018

Reunião com vice-governador discute previsão de movimentação do Porto de Imbituba para 2018 Foto: Jeferson Baldo / GVG
Por Secom

O Porto de Imbituba prevê um crescimento moderado em 2018, adiantou o diretor-presidente da da SCPar Porto de Imbituba, Rogério Pupo, ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira em reunião, nesta segunda-feira, 13, em Imbituba. Embora a capacidade de manipulação de carga seja de 14,4 milhões de toneladas, neste ano soma 3.932.800 de toneladas até outubro, a maior parte destinada à exportação. Para ampliar a movimentação, a administração aposta na conclusão da BR-285, a Serra da Rocinha, que atravessa a serra e o planalto gaúcho por cerca de 700 quilômetros a partir de Araranguá, no extremo-sul de SC. A obra já conta com R$ 40 milhões previsto no orçamento da União para o próximo ano, recursos estes que, na estimativa dos gestores, seriam suficientes para a conclusão dos trabalhos.

Também fazem parte das metas desta gestão: ampliar os investimentos em infraestrutura portuária, especialmente na automatização do carregamento de navios graneleiros para ganhar competitividade no mercado e atrair rotas de navios de longo curso para os Estados Unidos, assim como aconteceu com a asiática destinadas à Argentina em setembro. Já no primeiro mês de operação da nova escala da Ásia no Porto de Imbituba, os números se mostraram animadores: cumprindo a meta de um serviço por semana, ao todo, cinco grandes embarcações com destino ao continente asiático passaram por Imbituba, dobrando a movimentação mensal de contêineres. Apenas a Linha Ásia movimentou 2.577 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), uma média superior a 500 TEU por escala. A meta é chegar a 750 unidades por escala até o fim do ano.

Além disso, desde o mês passado, todas as empresas que utilizarem os serviços de importação e exportação de granéis agrícolas através do porto receberão desconto de 28% na tarifa Infrater (Infraestrutura Terrestre). Com o benefício, os administradores buscam impulsionar a movimentação de grãos e tornar a instalação portuária ainda mais competitiva no setor logístico. O desconto é concedido a título temporário, vigorando por até seis meses, contados da data de assinatura da Ordem de Serviço (clique aqui para visualizar), podendo ser prorrogado a critério da Autoridade Portuária.

Só em 2016, a movimentação de granéis agrícolas representou 48% de todas as cargas que passaram pelo Porto de Imbituba, uma variação de 170% em relação ao montante realizado no ano anterior. Esta trajetória de crescimento deve ser estimulada com o desconto de tarifa que passa a vigorar a partir desta segunda-feira, 13, atraindo mais cargas para Imbituba. 









Últimas Notícias

Geral

Vestibular de Verão 2018 da Udesc convoca 528 candidatos na segunda chamada

Geral

Inscrições para Escolinha de Artes serão realizadas na próxima semana

Geral

Programa Mesa Brasil doa mil toneladas de alimentos para famílias carentes da Grande Florianópolis