Bem-vindo! Terça, 20/02/2018.
Agora na TV 03:00h IGREJA UNIVERSAL / 06:00h MEMBROS DA IGREJA DE DEUS INTERNA / + programas
Busca
Tempo em SC

Saúde

COLUNISTAS

Ver todos
09/02/2018

Saúde

Número de focos do mosquito Aedes aegypti aumenta no território catarinense

Número de focos do mosquito Aedes aegypti aumenta no território catarinense Imagem: Divulgação internet
Por Secom

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para o número de focos do Aedes aegypti que, entre os dias 31 de dezembro de 2017 e 3 de fevereiro de 2018, apresentou um crescimento de 71,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Foram identificados 2.073 focos do mosquito em 91 municípios. Destes, 64 já são considerados infestados, o que representa um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período de 2017, quando Santa Catarina registou 53 municípios nessa condição. A definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.

>>> Mais informações no Boletim Epidemiológico

Diante do risco de epidemias das doenças transmitidas pelo mosquito – dengue, zika e chikungunya, especialmente durante o Verão, estão sendo intensificadas as ações de prevenção e controle do Aedes aegypti em todo o território catarinense. Destaque para as reuniões mensais da Sala Estadual de Situação, a supervisão e assessoria aos municípios e distribuição de material informativo para ações de educação em saúde.

“As condições climáticas contribuem para o aumento do número de focos no Verão. Combinações de chuvas e altas temperaturas propiciam a proliferação do mosquito”, observa João Augusto Fuck, da Gerência de Vigilância de Zoonoses e Entomologia da DIVE.”Entretanto, a prevenção é responsabilidade de todos, uma vez que locais com água parada são perfeitos para reprodução do mosquito”, complementa Fuck. 









Últimas Notícias

Saúde

Mais de 60 municípios são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti

Saúde

Vigilância Epidemiológica reforça cuidados para evitar intoxicação alimentar no verão

Saúde

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças